O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai acolher o primeiro polo do Instituto CCG/ZGDV em território nacional. A nova unidade ficará instalada na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).
Um dos grandes destaques do novo polo é a criação do Laboratório de Processamento de Imagem Médica, que terá como missão desenvolver soluções inovadoras para apoio ao diagnóstico e tratamento clínico. O equipamento será apresentado por Miguel Guevara, docente e investigador do IPS. Está também prevista a assinatura de protocolos com centros hospitalares da Grande Lisboa e a realização de uma mesa-redonda sobre os desafios do uso de imagem médica no diagnóstico e tratamento do cancro, moderada por Ana Lima, do CCG/ZGDV.
Outro dos focos de investigação da nova unidade será o desenvolvimento de plataformas de voo com drones, combinando simulação computacional, sistemas complexos e visualização interativa. O centro acolherá ainda estágios curriculares, dissertações de mestrado, teses de doutoramento e ações de formação e capacitação técnica para estudantes e profissionais.
Ao acolher o primeiro polo do CCG/ZGDV, o IPS dá “um passo decisivo para afirmar a ciência e a inovação tecnológica como motores do desenvolvimento regional e nacional, permitindo concretizar a estratégia do IPS de aproximar o conhecimento das necessidades da sociedade e da economia, criando novas oportunidades para os nossos estudantes, investigadores e para o tecido produtivo da região”, considera a sua presidente, Ângela Lemos.
Já para Ricardo J. Machado, presidente do Conselho de Administração do CCG/ZGDV, “esta iniciativa reflete o compromisso conjunto com a excelência científica e a inovação tecnológica ao serviço da sociedade. Pretendemos criar um ecossistema dinâmico onde o conhecimento gerado possa ser transferido de forma eficaz para as empresas e instituições da região e do país”.
A cerimónia de inauguração será na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 10h30, e contará com a presença de várias individualidades, entre elas Ângela Lemos, presidente do IPS, Luísa Torre, diretora da ESTSetúbal/IPS, Ricardo J. Machado, presidente do Conselho de Administração do CCG/ZGDV, Alexandra Vilela, presidente do COMPETE 2030, e Teresa Almeida, presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo.














